Friday, October 9, 2020

Meteorito de Santa Filomena - PE

Em meados de Julho e Agosto de 2020 foram observadas três chuvas de meteoros na região de Santa Filomena - PE. Esse evento é raro por ter ocorrido tantas vezes em pouco tempo em uma mesma região e também por ter ocorrido em área urbana/povoada. A maior parte dos meteoros que tocam a superfície do nosso planeta acabam no fundo dos oceanos ou em áreas não habitadas, tornando mais difícil encontra-los.

A chuva de meteoros chamou a atenção de todo o mundo, muitos pesquisadores e colecionadores lotaram a pequena cidade de 7mil habitantes dando inicio a uma verdadeira "corrida ao meteoro". Meteoritos chegaram a ser vendidos por centenas de milhares de reais em um mercado improvisado no posto de combustível da cidade. O grama inflacionou rapidamente e esse se tornou um meteorito caro. Além dessas questões financeiras, o Santa Filomena levantou questões sobre a venda e propriedade desses objetos.

É importante dizer que não uma legislação específica no Brasil sobre o comercio desse tipo de artefato, prevalece o modelo dos EUA que da posse ao bem ao cidadão que o encontrou.

Consegui meu exemplar, é um Condrito Ordinário H. Os meteoritos Condritos são da época da formação do sistema solar, possuem aproximadamente 4 5 bilhões de ano. São chamados assim pois são formados por grânulos metais e minerais que existiam na época da formação do sistema solar e não sofreram modificações desde então.

Esse meteoritos são classificados de acordo com sua composição, principalmente na quantidade de Ferro-Níquel e de material orgânico.


Eles se formaram quando o Sol era ainda uma estrela jovem originado pelo colapso de uma nebulosa solar, envolto por um disco protoplanetário de gás e poeira. Toda essa matéria então começou a se aglutinar pela ação da gravidade - acreção - e mudanças de temperatura. Os menores deram origem aos asteróides e cometas, ja 9s mairoes detam origem a astros como os Planetas. Acredita-se que aqueles astros quo foram se formando mais longe do Sol, a medida que ganhavam massa atraíram os gases ali presentes e deram origem aos planetas gasosos. Os que estavam mais próximo ao Sol, com ausência menor de gases voláteis e mais silicatos deram origem aos planetas rochosos.

Portanto, meteoritos são importantes pois contam detalhes de como nosso sistema solar se formou, são verdadeiras caixas pretas vagando pelo espaço repletas de informação sobre o sistema solar primordial.


Essa crosta escura e em formato arredondado se formam em geral pela.passagem pela atmosfera terrestre.

No comments:

Post a Comment

Meteorito Lunar NWA 5000

 Esse é um pedacinho da Lua que coleciono, chegou por um colecionador da França. Acho que esse meteorito lunar é um dos mais bonitos que já ...