Sunday, September 13, 2020

A constelação de Órion

A constelação de Órion talvez seja uma das "regiões" do céu noturno mais conhecidas entre os brasileiros, é nela que se encontram as famosas estrelas três Marias (Mintaka, Alnilam e Alnitak). Órion vem da mitologia grega, era um gigante caçador que foi posto entre as estrelas após morrer lutando contra um escorpião, que também foi posto no céu e deu nome a constelação de Escorpião.


Apesar de ter recebido esse nome. padronizado internacionalmente, outras civilizações tinham visões diferentes dessa região. Os indígenas por exemplo ilustravam a constelação Homem Velho.


Nessa constelação é possível encontrar, na minha opinião, alguns dos objetos de céu profundo mais bonitos: Nebulosa de Órion (M42), Nebulosa Cabeça de Cavalo e a Nebulosa M78.

Minha segunda empreitada atrás da Nebulosa de Orion também não foi muito proveitosa, consegui apenas um frame antes da energia acabar em um céu rural no sul goiano.

@astronomianocerrado





No comments:

Post a Comment

O céu. O nosso patrimônio

  O céu compõe com paisagens naturais e culturais, foi inspiração para mitos e histórias, foi catalizador da ciência, serviu como molde para...