Friday, September 27, 2019

LightBox: Como fazer uma


Um dos frames que compõe o processamento de imagens astrofotográficas são os FLAT FRAMES. Esses frames são utilizados para reduzir os efeitos negativos causados pela vinheta e partículas de poeira/sujeira na ótica.
Existem muitas formas de se obter os FLAT FRAMES, eu particularmente tirava os meus apontando o telescópio para o céu, logo nos primeiros minutos de luz da manhã. Funciona muito bem, mas tem dois problemas ai: o céu deve estar sem nuvens e você tem que ficar acordado para fazer os frames bem cedo.
Uma opção interessante é carregar consigo uma LightBox, que nada mais é que uma fonte de luz branca uniforma para tirar seus FLAT FRAMES. Nesse post vou explicar como fazer uma para um OTA 200mm , idéia que o amigo Renato deu no EBA 2019!.

Você vai precisar de:

  • Painel de LED de luz branca, com difusor, redondo e pouco maior que a abertura do seu OTA.
  • Pano branco, pode ser uns 50x50cm
  • Espuma com aproximadamente 2cm de espessura
  • Dremel
  • Fio elétrico com plugue
  • Cola superBonder
  • Fita isolante


Vamos ao passo-a-passo:


Utilize o Dremel para retirar as estruturas do painel de LED de forma que encaixe no OTA. Tenha certeza de que a ótica do OTA esteja completamente coberta pela pelo difusor de LED, queremos que toda a abertura do OTA seja iluminada pelo difusor.
Retire os parafusos que prendem o LED na estrutura circular e retire o difusor. Utilize o formato do difusor para recortar umas duas peças em formato circular de pano branco.
Coloque as duas peças de pano e o difusor de volta, prenda os parafusos e inverta o painel de LED. Deixe a parte que vai emitir luz para dentro da estrutura circular. Essa parte do LightBox estará encaixada no OTA.
Agora cole uma tira da espuma na parte interna da estrutura redonda do painel. Essa espuma permitira um encaixe firme no OTA.


Para finalizar use a fita isolante para prender o fio com plugue no painel de LED. Pronto! sua LightBox está pronta.



Testando o LightBox:

Faça alguns empilhamentos usando o FLATs do LightBox e verifique se sinais não foram perdidos nas imagens. Verifique como está o histograma, se ficar muito a direita você vai precisar usar mais panos. Procure deixar o histograma mais centralizado.




No comments:

Post a Comment

Meteorito Lunar NWA 5000

 Esse é um pedacinho da Lua que coleciono, chegou por um colecionador da França. Acho que esse meteorito lunar é um dos mais bonitos que já ...