Thursday, July 11, 2019

Curso de Astrofotografia - Review



Dessa vez quero dedicar esse espaço para dar um feedback sobre o curso de astrofotografia ministrado pelo Rafael DeFavari [1].

Tive a oportunidade de participar desse curso que foi realizado na Chapada dos Veadeiros.
Antes de falar sobre o curso em si, gostaria comentar rapidamente sobre o instrutor. Diferentemente de alguns astrofotografos que esbarramos por ai e que possuem um ego maior que a galáxia de Andrômeda, o Rafael é uma pessoa acessível, sempre disposto a ajudar e compreender as necessidades de cada aluno, sejam eles iniciantes ou já com algum conhecimento na área. Ele possui um conhecimento vasto sobre técnicas e equipamentos diferentes e o mais importante: experiência prática de longa data!

O local dispensa comentários, a chapada nos meses de seca é o melhor lugar no Brasil para astrofotografia! A maioria dos alunos e o próprio Rafael ficam acampados no mesmo local do curso, favorecendo a troca de experiências e ideias.

Acho que seu eu tivesse tido a oportunidade de fazer esse curso há um tempo atrás teria me poupado horas de CloudNights, documentos, vídeos, livros, etc 💀.
O conteúdo teórico do curso é bastante diverso, vai de noções básicas de fotografia em geral até técnicas de processamento de objetos de céu profundo e planetárias. Claro que os tópicos mais avançados não são aprofundados, porém servem como informação para aqueles que estão iniciando na área, dando uma visão geral do tema.
A parte teórica do curso é ministrada sempre com a participação dos alunos, tornando a aula mais dinâmica e descontraída. O cafezinho também está sempre presente!

As horas práticas acontecem em um ambiente sem iluminação, propício para a astrofotografia, utilizando o equipamento pessoal (tripé e DSLR) e também demonstrações de equipamentos adicionais para rastreamento de objetos. O Rafael está sempre acompanhando os alunos, tirando dúvidas e dando dicas para as capturas durante a noite.

Uma característica que gostei e que é fundamental para a astrofotografia é que em algumas ocasiões o Rafael transmite seu conhecimento sobre constelações e posições de objetos celestiais. Aqui deixo minha dica para o Rafael reservar um período maior para "apresentar" o céu aos alunos, suas constelações, estrelas mais brilhantes, eclíptica, etc. Talvez não seja primordial para fotografia panorâmica, composições com elementos na paisagem terrestre, etc. Mas sem dúvida para aqueles que pretendem seguir para DSO, são conceitos fundamentais.

Digo que você sairá do curso com algumas fotos que talvez não conseguisse imaginar que fossem possíveis de fazer com câmeras "comuns" e baratas. Além disso vai conhecer detalhes, aspectos que vão te ajudar a escolher o melhor equipamento para sua área de interesse em astrofotografia.

Esse curso, por ser uma introdução a astrofotografia, não vai explorar na prática o uso de equipamentos e técnicas com uso de telescópios, guiagem, alinhamento polar, plate solving, etc. Portanto se você já tem um certo conhecimento e quer utilizar esse tipo de recurso, você pode leva-los e utiliza-los por conta própria. As aulas praticas do curso terminam por volta de meia-noite/uma da madrugada, portanto você terá ainda algumas horas para usar seu equipamento. É possível que o Rafael não consiga dar muita atenção, já que não é o foco do curso e os outros alunos acabam demandando também.

Aqui vai minha segunda dica para o Rafael, talvez um segundo módulo do curso com um foco maior no uso desses equipamentos e técnicas para captura de objetos de céu profundo (DSO) seja interessante ✋

Minha recomendação para aqueles que tem interesse em astrofotografia é que façam o curso! Mesmo para aqueles com algum conhecimento do assunto. Além do conteúdo em si que sempre agrega, o networking e a troca de experiências com pessoas com o mesmo interesse é sempre enriquecedor!

[1] http://www.rafaeldefavari.com/

No comments:

Post a Comment

Meteorito Lunar NWA 5000

 Esse é um pedacinho da Lua que coleciono, chegou por um colecionador da França. Acho que esse meteorito lunar é um dos mais bonitos que já ...